sábado, 23 de abril de 2011

Mostra de Pintura

2ª Mostra de Arte e Pintura na Galeria do Sesc-Centro Imprimir E-mail
Rose Farias (Assessoria FEM)   
19-Abr-2011
Doze artistas expõem seus trabalhos, resultado do Curso Técnico em Artes Visuais do Ponto de Cultura Atelier Livre
dsc_0316.jpg
dsc_0369.jpg
O projeto Atelier Livre coloca em cartaz a 2ª Mostra de Arte e Pintura, na Galeria do Sesc-Centro, até o dia 30 deste mês (Foto: Val Fernandes)
Inovador como conceito das artes visuais no Acre, o projeto Atelier Livre coloca em cartaz a 2ª Mostra de Arte e Pintura, na Galeria do Sesc-Centro, até o dia 30 deste mês. Ao todo, doze artistas expõem seus trabalhos em pintura, resultado do Curso Técnico em Artes Visuais do Ponto de Cultura Atelier Livre, coordenado pela Associação de Artistas Plásticos do Acre (AAPA).

A ideia do Atelier Livre das Artes nasceu com a perspectiva de formação técnica, com um curso articulado em três módulos: Expressão Plástica, História da Arte e Arte Digital. O primeiro possui várias etapas que vão do desenho a lápis e papel, passando pela pintura, gravura e suportes pigmentos até a construção de objetos e instalações. Já o módulo História da Arte é ministrado, através de seminários, palestras e aulas sobre percepção e realidade. O terceiro módulo, Arte Digital, envolve fotografia, animação, desenho e pintura digital trabalhando com a mediação da informática, novas mídias.

Com duração de um ano e meio, o curso, que acontece no Sesc-Centro, oferece aos participantes uma certificação que os coloca no mercado de trabalho, segundo explica a artista plástica Laélia Rodrigues, responsável técnica pelo Ponto de Cultura.

“Fizemos o projeto pedagógico do curso que está tramitando no Conselho Estadual de Educação. Queremos formar duas turmas, em três anos de projeto. O aluno pode entrar em qualquer época e sair em qualquer época, desde que complete oitocentas horas aulas para receber o certificado técnico. Como é um atelier livre, o aluno pode seguir vários itinerários, seguir pela pintura, gravura ou arte digital”, explica a coordenadora.

Os trabalhos que compõem a mostra são o resultado da primeira etapa de pintura, após os alunos terem passado pelo desenho. Numa análise sobre as obras expostas, Laélia comenta que é possível perceber alguns talentos mais ou menos definidos.

“Com o módulo pintura conseguimos ver quem é que seguirá o desenho e quem preferirá a pintura. De qualquer modo, percebemos um avanço. As pessoas que nunca tiveram experiência já demonstram certa habilidade, e as que dominam as técnicas melhoraram muito.”

Inscrições para os cursos - Os interessados em ingressar no curso podem se inscrever no Sesc centro durante o funcionamento das aulas, das 14h30 às 17h30, as segundas, terças e quintas-feiras. O único critério de admissão do aluno é que ele seja estudante do ensino médio ou já ter cursado, sem limites de idade. O curso é ministrado por cerca de dez professores, que se revezam no ensino dos três módulos.

“Não trabalhamos com alunos que não estejam no ensino médio, justamente por ser um curso técnico. A certificação só pode ser dada para quem tem o ensino médio”, explica a coordenadora.

Interiorização - Outra ação do Ponto de Cultura é estender o projeto do Atelier Livre a outros espaços de Rio Branco, como também a alguns municípios. “Nós temos por obrigação levar para outros lugares. É a nossa contrapartida social. Iremos estender a três outros espaços de Rio Branco. Os municípios não estão incluídos nessa primeira etapa do projeto, o recurso é insuficiente, mas existe a possibilidade de interiorizar e ampliar as ações, através de um projeto que será apresentado nos editais das leis de incentivo à cultura, tanto municipal como estadual. Queremos contemplar principalmente aqueles municípios que não têm absolutamente nada, nenhum Ponto de Cultura, nenhuma atividade na área das artes plásticas e visuais”, diz Laélia Rodrigues.

O Ponto de Cultura é financiado com recursos do Programa Cultura Viva, Mais Cultura, do Ministério da Cultura, e pelo governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário